segunda-feira, 19 de setembro de 2011

One Chip MSX.

Em 2006, uma empresa japonesa, D4 Enterprise, resolveu produzir o One Chip MSX. Como o nome diz, é uma versão do Microcomputador MSX construída sobre um chip.
O blog "História da Computação" publicou o seguinte texto a respeito:
"O One Chip MSX é um projeto bem interessante, onde uma empresa japonesa desenvolveu uma versão do MSX que roda em apenas um chip FPGA.
O One Chip MSX é um MSX1 e MSX2 completo, com entradas para cartucho e cartão SD, que pode ser usado para copiar os programas de MSX do PC e vice-versa.
O One Chip MSX é produzido pela D4 Enterprise e vendido fora do Japão pela Bazix."

O 1Chip MSX (tb conhecido como ESE MSX 3 System) como já foi descrito acima é um chip construído para ser uma versão compacta e expansível do microcomputador MSX. Mais especificamente o MSX 2.Com um único chip FPGA contendo toda a parte eletrônica (exceto a memória RAM) de um MSX2, incluihdo o MSX-MUSIC e a extensão de áudio SCC+.
O sistema está dentro de um compartimento azul plástico transparente e pode ser usado com um monitor comum (ou na própria tv)e um teclado de pc.Há slots para os tradicionais cartuchos (games ou não) de MSX bem como o cartão de SD e os cartões de memória MMC como um meio de armazenamento externo. Mesmo não precisando de um disk drive de 3/1/2 (disquetes), os discos são suportados pela emulação em um cartão de memória, inclusive o suporte para inicializar o MSX-DOS. Devido ao seu Hardware Programável VHDL, é possível fornecer ao dispositivo uma nova extensão de hardware simplesmente rodando um programa de reconfiguração usando o MSX-DOS. O "One Chip MSX" vem equipado com 2 conectores USB que podem ser usados depois dando suporte ao código VHDL.
O ESE MSX System 3 é projetado pela ESE Artists' Factory e distribuído com o nome de "One Chip MSX" pela D4 Entrepise e foi encarregado de ser distríbuido fora do Japão pela empresa Bazix. Contudo devido a algumas regulamentações na Europa,não pode ser distribuída naquele continente em sua forma original. O mercado europeu teve que esperar por uma versão adaptada que seria produzida e distribuída pela Bazix na Europa. Por fim a Bazix deixou de ser representante da MSX Association e assim não trará o One Chip MSX ao mercado ocidental.


Fonte:http://en.wikipedia.org/wiki/1chipMSX traduzido por Guitardo


Nenhum comentário:

Postar um comentário